terça-feira, 30 de novembro de 2010

Registre a sua opinião - Rede Social Virtual na Educação

 Alunos  e professores utilizam redes sociais e se relacionam através delas. Pode-se entender que as redes sociais e grupos de discussão pela internet e/ou fórum podem exercer a função de ambientes virtuais de aprendizado. Pois, são espaços que podem ser direcionados para  interação e a construção do conhecimento. Assista o vídeo indicado e posteriormente insira em comentários a sua opinião em função das redes sociais. Você está conectado ou conectada diariamente em alguma rede social destacada no vídeo? Qual a rede social que você utiliza para contribuir com a sua aprendizagem? 


 Aguardo a sua participação comentando e realizando a leitura dos comentários postados.

Abraços,

Profª. Rosi


domingo, 28 de novembro de 2010

Atividade STE Normal Médio - Turmas A, B e C - Período 28/11 a 03/12/2010

Você se sente preparado ou preparada para utilizar as Tecnologias de Informação e Comunicação na educação? Se sim ou se não, por que?

Atividade STE Normal Médio - Turmas A, B e C - Período 28/11 a 03/12/2010

Sabemos, hoje, que nossos alunos são fascinados pela informática. Parecem que já nascem sabendo como utilizar os diversos meios de comunicação e de interação disponíveis pela Internet, como blog, twitter, jogos on-line, entre outros. Como poderíamos acompanhar e aproveitar este fascínio dos nossos alunos para o desenvolvimento da aprendizagem destes?

Atividade STE Normal Médio - Turmas A, B e C - Período 28/11 a 03/12/2010

A sociedade hoje é tecnológica. Em todos os lugares que freqüentamos podemos ver recursos computacionais serem utilizados, como em bancos, farmácias, supermercados, livrarias, em automóveis, eletrodomésticos, em nosso celular, ou seja, em praticamente tudo ao nosso redor. Neste sentido e em sua opinião, a escola está acompanhando esta sociedade tecnológica de forma satisfatória? O que pode ser feito?

Atividade STE Normal Médio - Turmas A, B e C - Período 29/11 a 03/12/2010


Lei atentamente a questão, assista o vídeo e insira o seu depoimento em comentários:
Será que as Tecnologias de Informação e Comunicação garante práticas pedagógicas inovadoras? Ter uma educação mediada pelas tecnologias é sinônimo de mudança no modo de ensinar e de aprender? Veja o vídeo intitulado “Metodologia ou pedagogia”, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=xLRt0mvvpBk&feature=related  e reflita se realmente o uso das TIC promove modificações em práticas tradicionais enraizadas.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Formandos 2010 Normal Médio - Turmas A, B e C.

O sucesso é daqueles que batalham, e com toda certeza você é um dos merecedores desse sucesso. Parabéns aos formandos!
Coordenação, Direção e Professores da Escola Maria Eliza Bocayuva Corrêa da Costa.



terça-feira, 23 de novembro de 2010

Momento cultural

Festival Internacional de Teatro de Objetos (Fito)
Local: Albano Franco - Campo Grande/MS
Dia: 25 a 28 de novembro
Entrada franca.
Leia mais: http://www.campograndenews.com.br/canais/view/?canal=40&id=315473 
http://www.fitofestival.com.br/home

 

"A Fantástica Fábrica de Sonhos” é tema de espetáculo de dança do CEI ZEDU
Local: Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo - Campo Grande/MS
Dia: 7 de dezembro
Horário: 15 horas.
Leia mais: http://www.sed.ms.gov.br/index.php?templat=vis&site=98&id_comp=213&id_reg=124625&voltar=lista&site_reg=98&id_comp_orig=213


Festival de Arte e Cultura
Local: Teatro Dom Bosco - Campo Grande/MS
Dia: 6 a 8 de dezembro
Durante três dias, mais de 1.500 estudantes farão apresentações culturais e exporão os trabalhos produzidos no decorrer deste ano nas escolas municipais.
Leia mais:  http://www.capital.ms.gov.br/semed/noticiaCompletaPortal?id_not=9802



quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Navegar um pouco à deriva ajuda você a ampliar os horizontes

Navegação à Deriva
Quem navega à deriva
sabe que há vida além dos mares nos mapas 
além das bússolas, astrolábios, diários de bordo
além das lendas dos monstros marinhos, dos mitos
quem navega à deriva acredita que há nos mares miragens,
portos  inesperados, ilhas flutuantes, botes e salva-vidas
água potável, aves voando sobre terra, vertigem 
quem navega à deriva
aprende que há mares dentro do mar à vista
profundidade secreta, origem do mundo, poesia
escrita cifrada á espera de quem lhe dê sentido
quem navega à deriva
se perde da costa, do farol na torre, dos olhares
atentos, dos radares, das cartas de navegação
imigra para mares de imprevista dicção.
Marcus Vinicius
 “Navegação à deriva” está no livro “Manual de instruções para cegos”, editado pela 7Letras, de Juiz de
Fora, MG e ganhou o prêmio Cidade de Juiz de Fora de Literatura da FUNALFA.

Este poema chama a atenção para os ganhos de quem se permite algum vagar quando enfrenta o que é
novo. Qual a sugestão que fica?

Escolha um colega da turma e mostra rapidamente para ele os sites pelos quais navegou e o que encontrou de interessante ali. Há ganhos em navegar à deriva?

Navegar sem rumo talvez seja uma boa forma de descobrir e inventar rumos possíveis além dos previsíveis.
Experimente um pouco isso, permita-se algum tempo de navegação sem rumo para ver aonde vai dar, o que vai aparecer. 

Insira no blog a sua experiência  do tempo de navegação à deriva. Estamos curiosos para saber!

Abraços,
Profª. Rosi.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Desafio

Os blogs, flogs (fotologs ou videologs) são utilizados mais pelos alunos do que pelos professores, principalmente como espaço de divulgação pessoal, de mostrar a identidade, onde se misturam narcisismo e exibicionismo, em diversos graus. Atualmente, há um uso crescente dos blogs por professores
dos vários níveis de ensino, incluindo o universitário. Eles permitem a atualização constante da informação, pelo  professor e pelos alunos, favorecem a construção de projetos e pesquisas individuais e em grupo, e a divulgação de  trabalhos. Neste contexto pode-se afirmar que o Blog é:
A) um recurso que enriquece o conhecimento e favorece a aprendizagem.
B) serve somente para divulgar informações pessoais.
C) garante um espaço de comunicação exclusivamente para os alunos.
D) proporciona apenas momentos de lazer sem levar em consideração o aprendizado.
E) garante uma comunicação síncrona (em tempo real) entre alunos e professores.

Insira a sua resposta no comentário, não esqueça de destacar o seu nome e turma.

Abraços,
Profª. Rosi.

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Atividade Normal Médio - Turmas A, B e C

Escolha um assunto de seu interesse, pelo qual sente paixão, entusiasmo e motivação, pois isso é fator decisivo no sucesso da atividade! Não o escolha por achá-lo “fácil”, mas, sim, por despertar seu interesse.
Você deve propor um assunto que esteja ao alcance de sua capacidade e ao nível de seus conhecimentos. Não se aventure em águas “nunca dantes navegadas”. O perigo de naufrágio é grande!
Escolheu o seu assunto? Pronto!
Agora, você deverá anotar o e-mail de três colegas do curso Normal Médio, após definir os endereços você inicia a sua aventura de aprendizagem e enriquecimento intelectual por meio de trocas na interface (e-mail), assim, cada um possibilita ao outro completar as informações, tirar as dúvidas, compreender melhor a exposição do assunto.
Posteriormente após essa troca virtual por e-mail você poderá identificar, analisar e refletir como foi a sua experiência em função das vantagens e desvantagens dessa interface de comunicação (e-mail) vivenciada nessa etapa por você.  Registre no comentário do blog a sua experiência.
Abraços,
Profª. Rosi.

Pilares do conhecimento

Pensando em você, profissional da Educação Infantil:
A educação deve contribuir para o desenvolvimento total da pessoa – espírito e corpo, inteligência, sensibilidade, sentido estético, responsabilidade pessoal e espiritual. O ser humano deve ser preparado, para pensar autonomamente e de forma crítica com a finalidade de saber tomar decisões e saber agir rapidamente nas diferentes circunstâncias da vida.  Responda no campo comentários a opção que corresponde à afirmação:
a)    (   ) Aprender a fazer.
b)    (   ) Aprender a viver juntos.
c)    (   ) Aprender a ser.

Abraços,
Profª. Rosi.

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

OI TONOMUNDO

Criado em 2000 pela Oi e hoje desenvolvido pelo Instituto Oi Futuro, o Tonomundo leva a proposta da inclusão digital a lugares onde nenhum projeto semelhante chega. O programa surge como uma iniciativa que busca reverter os altos índices de exclusão digital no Brasil, já apontados a partir de 2000.
          Veja as escolas participantes: http://www.tonomundo.org.br/escolas/ 

Abraços,

Profª. Rosimeire

Links para os PCN do Ensino Médio, Ensino Fundamental, referenciais para Ensino Profissional e Educação Infantil.

Olá, segue uma contribuição para o seu processo de Formação:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/linksCursosMateriais.html?categoria=23

Visite também: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20159

Abraços,
Profª. Rosimeire

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Por que a menina quer demolir a escola?

Quais são suas angústias? O que a leva a tomar uma atitude drástica? O desejo de demolir a escola em que estuda com seus professores dentro a torna uma menina má? O descrédito pela escola e pela educação são reflexos da sociedade em que ela está inserida?
Um pesquisador da área de Tecnologias Educacionais Jakes Charles de Figueiredo, pesquisou   e descobriu que esta menina participa de um programa de rádio (98FM – Dublin) na cidade onde ela mora. Becky Barry, tem 10 anos e trabalha em um programa humorístico e resolveu fazer uma pegadinha ligando para uma empresa de demolição. Ainda destaca Jakes, mesmo se tratando de uma brincadeira, é importante refletir como anda o nosso fazer pedagógico?
Assista o vídeo e registre no Blog a sua opinião. http://www.youtube.com/watch?v=xMXdls7tBaA
Abraços,
Profª. Rosimeire

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Coral Virtual

Veja o vídeo no link a seguir onde demonstra que a tecnologia possibilita unir pessoas de diversas localidades e culturas diferentes. 
Eric Whitacre organizou um coral virtual  com 185 cantores de 12 países diferentes. Foi só uma questão de conectar estas pessoas de diferentes partes do mundo, unir indivíduos sozinhos a indivíduos juntos. Para ele, “cantar junto e fazer música junto é uma experiência humana fundamental.
Esse vídeo ajuda a fortalecer a nossa vontade de participar, discutir, inserir comentários, trocar experiências nesse blog. Aguardo as suas contribuições.
Abraços,
Profª. Rosimeire 

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Criar objetos com material reciclado

Segundo Pittas (2010) criar objetos com material reciclado, é como ter duas aventuras ao mesmo tempo. Uma leva a cuidar do planeta diminuindo a poluição gerada por plásticos, vidros, e outros materiais que podem ser reciclados (virar um outro objeto). A segunda aventura será a capacidade de usar a criatividade e imaginação para dar uma nova função e forma a estes materiais.
Nos endereços destacados à seguir você vai ver bons exemplos desta aventura.

http://www.satc.edu.br/satc/fotos/2008/1010/materiais_reciclaveis.pdf

http://www.fazfacil.com.br/artesanato/reciclados.html

http://educarnadiversidadee.blogspot.com/2010/01/jogos-e-brinquedos-pedagogicos.html

http://www.viladoartesao.com.br/blog/2009/10/brinquedos-reciclados-para-fazer-com-a-criancada/

http://criancas.uol.com.br/atividades/

http://www.recicloteca.org.br/passo.asp?Ancora=14

http://www.fabricadebrinquedos.com.br/brinquedos.html

http://www.bugigangue.com.br/bugigangue/html/materias/ComoQfaz/menu_CQF.htm

http://atividadedeprofessor.wordpress.com/category/brinquedos-pedagogicos-de-sucatas/

http://www.clicfilhos.com.br/site/display_materia.jsp?titulo=Lixo%20que%20vira%20brinquedo

Relate a sua experiência com a utilização de recicláveis. Para registrar o seu depoimento clicar em comentários. 

Antecipadamente, agradeço a sua participação. Profª. Rosimeire